Blog Galeria Negócios | 4 dicas para recuperar a sua produtividade...
17/04/2020 Dicas

4 dicas para recuperar a sua produtividade e tirar de vez aquele projeto do papel


Começar algo novo gera empolgação, mas, com o passar do tempo, o envolvimento com o novo projeto pode diminuir, até chegar ao ponto de ficar estagnado. Sim, sabemos que isso pode acontecer com qualquer pessoa e por inúmeros motivos. Na tentativa de mudar essa situação, a mentora de produtividade Marcele Policarpo separou quatro dicas para você recuperar sua produtividade e dar andamento naquele projeto que ficou parado no caminho. Separe papel e caneta, você vai precisar!

1- Crie um mural dos sonhos com os seus objetivos
Aqui vale a ideia de visualização: tudo o que é visto com frequência não é esquecido. Então além de você escrever os seus objetivos no quadro e deixar à vista, crie um mural com imagens, como se já tivesse alcançado! O mural deve ficar em um local de fácil visualização como no seu escritório ou quarto, por exemplo. O importante é que você consiga visualizá-lo todos os dias para ter a sensação de concretização de cada cena que consta ali. Esse exercício estimula a produção de dopamina, um neurotransmissor que tem relação com emoções, persistência, cognição, foco, motivação e produtividade.

2- Se presenteie a cada meta alcançada, porque você merece!
Para cada meta alcançada, comemore! Se presenteie com um momento só para você! Se dê um presente como recompensa, reserve um tempo para fazer algo prazeroso, assista a um episódio da sua série favorita, faça um prato novo ou simplesmente tire um tempo de descanso. Quando você comemora as suas vitórias e reserva um tempo para si a sensação de dever cumprido é poderosa. Comemore cada conquista!

3- Encontre apoiadores na mesma caminhada
Você é a média das 5 pessoas que mais convive! Esteja perto de pessoas que te estimulem a ir em busca dos seus objetivos! Esteja perto de pessoas que te apoiem e que estejam na mesma caminhada que você!

4- Trabalhe no seu projeto por etapas e em pequenas metas
A estratégia aqui é quebrar o projeto em micro metas para o objetivo final fique cada vez mais palpável. Por exemplo, você sonha em ter o seu próprio comércio? Pense qual é o primeiro passo que você precisa dar? Talvez seja pesquisar o local, talvez seja conversar com fornecedores. E depois? Quais são os próximos passos? Dê pequenos passos em direção aos seus objetivos. O que vale é não ficar parado esperando ter tudo definido para começar a seguir em direção ao seu projeto.

Ficou alguma dúvida?
Marcele Policarpo compartilha essas e outras dicas nas suas redes sociais para ajudar quem precisa atingir objetivos, sem deixar perder o equilíbrio da vida pessoal. Sobre Marcele Policarpo: Marcele é sócia diretora da ID-Evolution, uma consultoria dedicada à apoiar empresas e prestar os seguintes serviços dentro da área que ela atua: Equilíbrio entre vida pessoal e profissional; Desempenho e competências; Cultura e Ambiente organizacional; Clima e Engajamento; Desenvolvimento de liderança; e Talentos e Sucessão.
Paralelamente, também atua em uma empresa de produtos digitais (cursos digitais); Empresa de Treinamentos e atendimentos individuais do programa Time - Equilíbrio entre vida pessoal e profissional (metodologia desenvolvida por ela - com técnicas de inteligência emocional, pnl, e mentoria de produtividade e otimização de tempo).

As mais lidas